Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
11/07/1996 |
Data da última atualização: |
11/07/1996 |
Autoria: |
MATTUELLA, J. L.; FENSTERSEIFER, J. E.; LANZER, E. A. |
Afiliação: |
UFRGS - Rio Grande do Sul. UFSC - Santa Catarina. |
Título: |
Competitividade em mercados agroindustriais integrados. |
Ano de publicação: |
1995 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administracao, Sao paulo v.30, n.4, p.34-42, 1995. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Os mercados agricolas tem sido frequentemente apontados como exemplos de mercados competitivos. De fato, em nivel de informacao da oferta dosetor agropecuario, observam-se condicoes proximas as do mercado teorico de concorencia perfeita: Grande numero de produtores, produtos relativamente homogeneos, relativa facilidade de entrada de novos ofertantes e informacoes tecnologica e economica bastante acessiveis a maioria dos participantes. A competicao entre produtores agropequarios e, naverdade, tao elevada que se torna praticamente impossivel a um produtor isolado manipular os precos no mercado. Oportunidades de lucro sao bem aproveitadas por uns poucos inovadores, mas a ausencia de barreira a entrada de novos produtores rapidamente eleva a oferta e reduz a ta xa de lucratividade. Esta e, por exemplo, a historia recente da producao de soja no pais, repetindo o acontecido com o cafe e o cacau e projetando a trajetoria provavel para a laranja. |
Palavras-Chave: |
Agroindustria; Competitiveness; Competitividade; Integracao de mercado; Market integration. |
Thesaurus Nal: |
agribusiness. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01561naa a2200217 a 4500 001 1647673 005 1996-07-11 008 1995 bl --- 0-- u #d 100 1 $aMATTUELLA, J. L. 245 $aCompetitividade em mercados agroindustriais integrados. 260 $c1995 520 $aOs mercados agricolas tem sido frequentemente apontados como exemplos de mercados competitivos. De fato, em nivel de informacao da oferta dosetor agropecuario, observam-se condicoes proximas as do mercado teorico de concorencia perfeita: Grande numero de produtores, produtos relativamente homogeneos, relativa facilidade de entrada de novos ofertantes e informacoes tecnologica e economica bastante acessiveis a maioria dos participantes. A competicao entre produtores agropequarios e, naverdade, tao elevada que se torna praticamente impossivel a um produtor isolado manipular os precos no mercado. Oportunidades de lucro sao bem aproveitadas por uns poucos inovadores, mas a ausencia de barreira a entrada de novos produtores rapidamente eleva a oferta e reduz a ta xa de lucratividade. Esta e, por exemplo, a historia recente da producao de soja no pais, repetindo o acontecido com o cafe e o cacau e projetando a trajetoria provavel para a laranja. 650 $aagribusiness 653 $aAgroindustria 653 $aCompetitiveness 653 $aCompetitividade 653 $aIntegracao de mercado 653 $aMarket integration 700 1 $aFENSTERSEIFER, J. E. 700 1 $aLANZER, E. A. 773 $tRevista de Administracao, Sao paulo$gv.30, n.4, p.34-42, 1995.
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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